Brasil 0 - 0 Coréia do Norte

O desempenho da seleção no jogo de estréia na Copa do Mundo não agrada os torcedores, e continua sem novidades até os 45 minutos do primeiro tempo. Apético e sem ataque só as vuvuzelas marcam presença no jogo.

Kaká está perdido em campo. Além de não marcar bem, não consegue fazer nenhuma jogada que impressione. Ainda no início do jogo a Coréia do Norte arrisca até mesmo uma bola do meio da rua aproveitando uma saída adiantada do goleiro Júlio César.

As saída de bola estão lentas e nenhum jogador arrisca chutes a gol. Luis Fabiano já fez duas faltas.

Com atuação de minerva nessa partida lembra a propaganda de refrigerante, onde jogadores estrelas do mundo jogam dentro da savana.

Final do primeiro tempo e só Galvão bueno aposta numa volta forte para o segundo tempo.


Suns joga bem e vence a primeira partida contra os Lakers 

 

  Depois de perder as duas primeiras partidas da final da conferência Oeste, para os Lakers, o time do Phoenix Suns joga bem e vence o a primeira partida em casa 

 

Quando você entra no site do Phoenix Suns, um lindo slogan* anuncia o mérito de o time ter chegado às finais da conferência oeste da NBA. O problema do Phoenix foi ter os Lakers como adversário. O time californiano tem como maestro nada mais nada menos que o MVP, da temporada 2009-2010. Estou falando do ala Kobe Bryant, que na primeira partida arrebentou com o jogo, tendo uma atuação de gala, ao marcar 40 pontos, com isso o time californiano saiu na frente fazendo 1 a 0 na série melhor de sete que decide a Conferência Oeste.

No segundo jogo também realizado no Staples Center, casa do Lakers. O time do Phoenix sucumbiu mais uma vez. Quando se esperava mais um show de Kobe Bryant, o que prevaleceu mesmo foi o jogo coletivo dos Lakers, que contiveram as ações do primeiro quarto, quando o placar estava 36 a 24, com bela atuação de Ron Artest, que marcou 10 pontos.

Com uma forte marcação sobre Kobe Bryant, o time do Phoenix terminou o terceiro quarto perdendo por um ponto de diferença. Os destaques do time do Arizona foi o ala Grant Hill, que marcou 14 pontos e Jason Richardson, com 27 pontos, o armador Steve Nash também chegou ao duplo-duplo, com 11  pontos e 15 assistências. O brasileiro Leandrinho Barbosa marcou apenas 3 pontos e  durante um lance no terceiro quarto bateu a cabeça em uma cadeira, saiu lesionado.

Porém no último quarto, com o apoio da torcida e atuação quase perfeita de Pau Gasol, que marcou 14 pontos, os Lakers não deram chances e marcaram 34 a 22 pontos no ultimo período do jogo. Com seis jogadores tendo pontuado com mais de dois dígitos no terceiro quarto, mostrando a força coletiva do time de Los Angeles.  Com isso os Lakers aumentou a vantagem para 2 x 0,  com o placar de 124 a 112.

Na terceira partida realizada no domingo (23), no US Airways Center. Os Lakers tinham a vantagem de ter ganhado as duas primeiras partidas em casa, seu desafio era conseguir conquistar a terceira vitoria, que levaria os últimos jogos para Los Angeles. A pesar da boa atuação dos jogadores Pau Gasol, que marcou 23 pontos e Kobe Bryant, que marcou 36 pontos, deu 11 assistências, pegou nove rebotes, roubou uma bola e deu um toco, a atuação não foi suficiente para garantir a vitoria do Lakers.

Com um público pagante abaixo do esperado pelo time do Arizona, mesmo assim a torcida foi fundamental na vitória do Suns contra o Lakers deixando a série em 2 x 1 para os californianos.  A “boa da vez” foi o ala-pivô Amar Stoudemire, que em noite inspirada marcou 42 pontos e 11 rebotes. Outro que despertou para ajudar o Suns foi o armador Esteve Nash com 17 pontos e 15 assistências.  Outra arma usada pelos Phoenix foi veio do banco de reserva, o técnico Alvin Gentry, que durante o ultimo quarto, mudou o esquema tático do time, usando um lado da zona de defesa para retarda o poderoso ataque do time dos Lakers.

Em 27 de Maio de 2010 Carlos Freitas


Os “Hermanos” começam bem a preparação para copa

Com uma classificação “suada” para a Copa do Mundo na ultima rodada das eliminatórias sulamericanas, conquistada através da vitória heróica de 1 a 0 pra cima dos uruguaios, a Argentina despertou de um pesadelo que pareceria não acabar.

Nesta segunda feira (24), a seleção argentina em amistoso de preparação para a Copa do Mundo da África do Sul, parece ter esquecido toda a crise e enfiou uma goleada de 5 a 0 na seleção canadense no estádio monumental de Nuñes, em Buenos Aires. E para quem acha que os gols saíram dos pés dos atacantes Lionel Messi (Barcelona – ESP) e Diego Milito (Internazionale de Milão – ITA), se enganou, os dois não entraram em campo e assistiram ao jogo do banco de reserva. O técnico Diego Maradona poupou sua dupla de ataque titular e observou o show dos seus atletas menos badalados.

Com belas atuações de Maxi Rodrigues, Tevez, Di Maria, Higuaín e de seu genro Kun Agüero, Maradona viu que possui um elenco muito forte, e que o time não depende de apenas um jogador. Diferente da seleção brasileira, que apesar de ser uma das principais candidatas ao titulo, não possui uma safra boa de jogadores para esse mundial, dependendo de boas atuações dos principais jogadores de frete, Kaká e Luis Fabiano.

Como o técnico Dunga, Maradona teve a opção de deixar algumas estrelas fora da lista final. Aqui no Brasil Ronaldinho Gaucho, Adriano e o lateral Roberto Carlos foram um dos atletas esquecidos por Dunga (com exceção do Gaucho que ainda possui chances de ir à copa). Já Maradona deixou de fora os experientes Cambiasso e Javier Zanetti da Inter de Milão e o meio campo Riquelme do Boca Juniors – ARG, esse por causa de um desentendimento com o próprio técnico.

Apesar de todo esse “arsenal” no elenco, os argentinos chegam ao mundial da África com menos favoritismo que o Brasil. A seleção canarinho vem para a copa carregando uma bagagem cheia de conquistas, como a Copa América, primeiro lugar das eliminatórias e o titulo da Copa das Confederações. Já a equipe argentina leva apenas a conquista do ouro olímpico em Pequim e uma esperança de que se repita a história dos últimos campeões mundiais, que chegaram desacreditadas e sem favoritismo e se deram bem no final conquistando o titulo. Por exemplo, o pentacampeonato do Brasil de 2002 e o tetra italiano na ultima edição de 2006 na Alemanha.

Vamos esperar pra ver os que os nossos “hermanos” tem pra mostrar!

Em 25 de Maio de 2010 Alessandro Jacó


Os efeitos das crises e mudanças

 

Tudo acontece muito rápido e os resultados são desastrosos. Há 14 anos, Gil Carneiro Mendonça tomava posse do atual campeão carioca e um dos semifinalistas do Campeonato Brasileiro de 95: o Fluminense. Conhecido como “piscineiro”, assim que assumiu o clube proferiu a celebre frase: “É uma pena o Fluminense ter futebol no nome”. A perola dita pelo então presidente foi só um anúncio de um futuro sombrio de uma diretoria composta por amadores, que os tricolores preferem esquecer.

No Brasileiro – 96, o Tricolor das Laranjeiras faria uma campanha ridícula e seria rebaixado, se o campeonato não estivesse irregular devido às maracutaias de alguns dirigentes como Alberto Dualib, do Corinthians, por exemplo. Gil Carneiro sofreu o impeachment e assumiu, então, Álvaro Barcellos. Mas a herança era tão maldita que, no ano seguinte, o tricolor não conseguiu escapar e foi rebaixado de vez. Inclusive, parando na Série C. Álvaro Barcellos também não agüentou e se retirou, após pressão da torcida. O Fluminense estava no fundo do poço.

Apesar de polêmico, Corinthians levantava o tetra – campeonato brasileiro, em 2005, sob a batuta de Carlitos Tevez, Nilmar, Carlos Alberto e Roger, junto com a máfia do apito, Edílson Pereira de Carvalho e Alberto Dualib – olha ele aí de novo -, e o dinheiro da empresa MSI, do iraniano Kia Joorabchian. Os jogos manipulados foram fichinha, depois da descoberta da lavagem de dinheiro do fundo de investimento do Timão. Virou caso de polícia. E, finalmente, Dualib sairia de cena. Junto com o ex – dirigente, o iraniano sonegador.

Um a um os craques do Timão iam embora. O resultado todo mundo lembra e mais um grande pararia na Série B. Dois anos depois de ser campeão brasileiro, era a vez do Corinthians. Dois mil e oito foi um ano longo para os corinthianos.

Enquanto o time de Parque São Jorge jogava a segundona, o Vasco da Gama se “preparava” para ocupar a vaga deixada pelo Timão. Em ano de eleição, o Gigante da Colina fervia nos bastidores. Eurico Miranda, que tentava a reeleição, saiu e deu lugar ao eterno ídolo dos vascaínos, Roberto Dinamite.

O ex – camisa dez do Vasco não sabia o abacaxi que estava descascando. Outro exemplo de herança maldita era vista no Rio de Janeiro. Eurico Miranda, que já estava desgastado por campanhas fracas nas competições e times risíveis, deixava um verdadeiro presente de grego para o inimigo declarado, agora presidente. O clube foi rebaixado à segunda divisão nacional. Mesmo com o desastre, os torcedores cruzmaltinos tiveram consciência e colocaram a queda na conta do Eurico.

Exemplos não faltam. A bola da vez é o Palmeiras, que já jogou a Série B, em 2003. Em nove meses, o clima alviverde mudou completamente. É só fazer uma pequena retrospectiva. Muricy Ramalho pegava o time líder e já contava com a quarta taça de campeão brasileiro no currículo. O penta do Verdão era logo ali. A equipe desandou e começaram as brigas, causando o afastamento de Maurício e Obina – hoje no Atlético Mineiro – do elenco. O presidente falou demais falando que ia matar os bambis e acabou ele morrendo. Antes na liderança, agora nem à Libertadores 2010 o Porco ia mais.

A bola de Neve foi crescendo. A relação com Vagner Love, uma das estrelas da companhia, estava estremecida. Mais tarde, o atacante assinaria com o Flamengo. Palmeiras enfraquecendo. Marcos já ameaçou parar no final do ano. Diego Souza, craque do time, vaiado por meia dúzia e agora vai deixar o clube.

Nos bastidores, ninguém sabe quem manda. É muito cacique italiano para pouco índio. No campo, o time é fraco, limitado e acéfalo, graças à saída de Diego Souza. O Palmeiras nem contratar consegue mais. Já perderam Carlinhos e Deco na queda de braço contra o Fluminense, apesar de oferecer maior estrutura. A crise interna e a torcida não dão sossego para os atletas jogarem e o volante Edinho é outro que pode desembarcar nas Laranjeiras. O elenco é fraco e está perdendo as principais peças e agora não tem técnico. Esse filme eu já vi. É bom abrir o olho, Palmeiras. Dezembro chega rapidinho.

19 de Maio de 2010 João Venâncio


Brasileirão começa bem para o Timão, mas, melhor ainda para Souza

Após mais de um ano da sua contratação junto ao Panathinaikos da Grécia, o atacante Souza do Corinthians parece que começou a despontar e agradar o técnico Mano Menezes e a torcida corintiana. Contratado por indicação do próprio Mano para ser o substituto imediato de Ronaldo, o atacante não rendeu o esperado, principalmente na temporada passada (2009). Sobre muitas criticas e alegações de mau investimento do clube, muitos torcedores se revoltaram, pois, com a compra de Souza, o Timão viu tendo que se desfazer do atacante argentino Herrera (hoje no Botafogo), que por sinal estava jogando um “bolão” pelo time corintiano.

Depois de um ano difícil sem quase jogar e quando atuava não rendia o esperado com vários gols perdidos e passes errados, que o levava por muitas vezes a ser vaiado pela própria torcida, Souza parece que vem conseguindo honrar o salário que recebe (R$175 mil reais), um dos maiores do clube e até do Brasil.

 

Sem a Libertadores esse ano, que venha o brasileirão e as graças da Fiel

Aproveitando o momento delicado que vive o Corinthians após a sua infeliz eliminação na taça libertadores da América, o atacante parece está  aproveitando o momento e seguindo o caminho certo para cair nas graças da fiel torcida ao fazer dois gols que foram fundamentais nas duas vitórias corintianas no Brasileirão 2010, colocando o clube com 100% de aproveitamento na liderança do campeonato.  Caminho esse, que ele trilharia mais rápido se fizesse um gol salvador pra cima de São Paulo ou Palmeiras, mas, se Souza quiser aproveitar por esse momento, terá que esperar muito, pois, o Timão só enfrenta os seus dois maiores rivais após a copa do mundo, mais precisamente o Palmeiras no dia 1º  de agosto no Palestra Itália e o São Paulo dia 22 de agosto em casa, no Pacaembu.

18 de Maio de 2010 •Alessandro Jacó


 

 F-1

Neste domingo, acontece um dos mais tradicionais e charmosos Grandes Prêmios de Fórmula – 1: GP de Mônaco, a corrida de rua. Pista estreita, com poucos pontos de ultrapassagem, deveremos ficar mais um ano na fila. O pole position é o piloto australiano Mark Webber, da RBR. Felipe Massa fez o quarto melhor tempo e o Rubinho largará em nono.

 

Confira o Grid – ou os dez primeiros:

 

1 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m13s826


2 - Robert Kubica (POL/Renault) - 1m14s120


3 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m14s227


4 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m14s283


5 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m14s432


6 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m14s544


7 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m14s590


8 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m14s637


9 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - 1m14s901


10 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - 1m15s170

Fonte: Globo Esporte.

Bom, pessoal, espero que tenham gostado da coluna e nos vemos quarta.

Mais novidades com o Carlos Freitas sempre às Segundas.

Abraços.

 

 

 

15 de maio de 2010 • João Venâncio

 


O que vai acontecer por aí?

            Série A

Fala, galera. Hoje é dia de estréia, de novo. Vocês me verão neste espaço às quartas e sábados. E, como sou novo aqui, resolvi fazer o resumão do mais importante no final de semana, mas a proposta da coluna é falar sobre o que acontece nos esportes em geral e, claro, sobre futebol.

Rodadas de sábado

 

A primeira a gente nunca esquece

Após três derrotas seguidas à frente do Fluminense, Muricy Ramalho tentará a primeira vitória no comando do Tricolor. E a hora é agora. Jogando em casa, o time de Laranjeiras enfrentará o recém – promovido Atlético Goianiense, que poupará titulares para a partida, visando a inédita semi – final contra o Vitória, no Barradão.

Volta por cima

Depois de tomar uma chinelada para o Avaí e já segurar a lanterna, o Grêmio Prudente buscará a honra e os três pontos, em Presidente Prudente, jogando contra o Atlético Mineiro, que vem de vitória sobre o Vasco da Gama, no Mineirão, e quer abrir vantagem na parte de cima da tabela, antes da parada da Copa do Mundo. 

Duelo nas mesmas cores

Apesar de estarem nas finais de mata – mata e terem que reverter placares ingratos, Vitória e Flamengo se enfrentam com o que tem de melhor. O rubro negro baiano vem de derrota contra o Palmeiras, enquanto os cariocas empataram com o São Paulo na estréia, no Maracanã. 

Domingão

 

É pra salvar o ano desde já!

Corinthians, depois de ver o principal objetivo ir para o vinagre, vai tentar a segunda vitória no Brasileirão e começar a longa caminhada para salvar o ano do centenário. A tarefa, no entanto, não é nem um pouco fácil. O Timão pegará o Grêmio fora de casa. Em 2009, jogando no Olímpico pelo Campeonato Brasileiro, o Imortal Tricolor não conheceu a derrota. E o time de Silas vem embalado após a vitória, de virada, sobre o time sensação: Santos. Esse é o jogo da rodada. 

É fumo!

Até agora não dei palpites, placares ou fiz previsões – tirando Grêmio x Corinthians. Mas agora é muito fácil. O Santos pegará outro oriundo da Série B, o Ceará. Para quem tem o coração fraco e não suporta covardia, sugiro que assista Faustão ou qualquer outra coisa. O Vozão, depois de uma vitória sobre o Fluminense, vai levar uma bela surra dos meninos da Vila, que vem de um empate contra o Botafogo, fora de casa. Tô com pena dos velhinhos...

É agora, Verdão!

Da turma que busca a primeira vitória na competição, temos um duelo. Goiás e Inter vão se encarar, no Serra Dourada. Além do fator campo, o time esmeraldino ainda conta com o time reserva Colorado, que só pensa no confronto de quarta contra o Estudiantes. Nenhum titular em campo, segundo Jorge Fossati.

 Misto frio

 O Botafogo, após cometer um dos pecados capitais no Campeonato Brasileiro (perder pontos em casa), vai tentar recompensar, vencendo o São Paulo, no Morumbi. O tricolor paulista poupará titulares para às quartas de finais da Libertadores, mas promete jogo duro, já que joga em casa. 

Na maciota

Após boa campanha no BR – 09, Ávai, líder do BR – 10, quer aprontar pra cima do Cruzeiro, em pleno Mineirão. O time alviceleste poderá tirar proveito do estado emocional dos jogadores mineiros, que ainda tentam digerir a derrota pesada sofrida em casa pelo São Paulo, válida pela Libertadores.

Que sono, fera

Olha, eu recomendo, para quem não é atleticano ou torce para o bugre, que vá ao cinema, shopping ou assistir a um filme. É o pior jogo da rodada, com certeza. Mas ainda, sim, tem que ser avaliado. Jogando em casa, o Furacão vai encarar o Guarani. Jogo sem favorito e sem graça. 

Aí, lembranças...

Hoje, lendo o Globoesporte.com, encontro a entrevista do Fábio, capitão e goleiro do Cruzeiro. Nela, o jogador relembra a final Mercosul – 2000 para inspirar a raposa contra o São Paulo. A final comentada pelo atleta, na minha opinião, foi o maior jogo que eu já vi. 

Bom, mas quem vive de passado é museu. E esse deve ser os argumentos dos palmeirenses, já que enfrentam seu algoz daquela ocasião. Enquanto isso, os torcedores cruzmaltinos, sorrindo de orelha a orelha, querem repetir a história e vencer o porco. Dessa vez em casa. Afinal, recordar é viver.

Ei, seu Dunga, levar reserva do Flamengo é brincadeira, pô! 

15 de Maio de 2010 • João Venâncio


QUARTA DE FUTEBOL RECHEADA DE SUSPRESAS E DE UM GRITO DE APELO

 

Aos amantes de futebol essa quarta feira foi de “encher os olhos” com três jogos que levaram à loucura as torcidas do São Paulo, Cruzeiro, Santos, Grêmio e Flamengo.  Além das boas apresentações em campo que dispensam comentários, e as que mereciam ser esquecidas, ouvimos um grito de “Falem de mim também, eu mereço!” do jovem atacante santista André, que deixou o Santos com maiores possibilidades de avançar a final da copa do Brasil.

Ofuscado pelos grandes jogos dessa quarta, abrimos um espaço para parabenizar a equipe do Atlético-GO que venceu em casa a equipe do Vitoria da Bahia, por 1 a 0, pelas semifinais da copa do Brasil. Assim, a equipe goiana leva a vantagem de poder empatar a partida na próxima quarta (19/05), no Barradão, casa do Vitoria.

A “caixinha de surpresa” da vez foi a Libertadores

Os jogos disputados nessa quarta-feira pela Taça Libertadores da America comprovam o velho ditado: “Futebol é uma caixinha de surpresas”. Os mandantes se deram mal, as torcidas do Flamengo e Cruzeiro assistiram seus clubes perderem no próprio estádio em dia de “casa cheia”, e verem as equipes do Universidad de Chile e do São Paulo voltarem para casa com uma boa vantagem para o jogo de volta.

O destaque

Apesar de se tratar de uma grande equipe, o São Paulo não vinha mostrando um bom futebol no primeiro semestre desse ano, onde, havia perdido os cinco clássicos que disputou no paulista e apresentando pouco futebol na taça libertadores. Mas nesta quarta a equipe são paulina mostrou grande força ao derrotar o Cruzeiro dentro do Mineirão por 2 a 0, com gols de Dagoberto e Hernandes, acabando com os 100% de aproveitamento dos mineiros dentro de casa pela competição.

Antes da partida, os próprios são paulinos hão de concordar que, o Cruzeiro era a equipe brasileira que vinha apresentando melhor futebol no torneiro sul americano, e se o São Paulo não “acordasse” para jogar futebol, voltaria para a capital paulista com um “chocolate” na bagagem. E acordaram. E parece que esse despertador teve nome, Fernandão, o experiente atacante deu outro ritmo para a equipe são paulista, que agora tem uma grande vantagem no jogo e volta. 

A grande decepção

Após uma classificação heróica sobre Corinthians pelas oitavas de final da Libertadores, o Flamengo decepcionou seus torcedores ao perder em casa para o Universidade do Chile, por um placar nada amigável de 3 a 2 para os chilenos. E a gente se pergunta, de quem será a culpa? Da não convocação do atacante Adriano para a copa? Ou será do goleiro Bruno que falhou nos três gols? Bem, a verdade é que a equipe rubra negra vive uma crise desde o empate em casa contra o próprio Universidad de Chile pela primeira fase do torneio, dai então a equipe carioca não mostra um bom futebol, que o consagrou campeão brasileiro no último ano. Para piorar a situação, não veio o titulo carioca (que por sinal, foi merecido pelo Botafogo). Perder o carioca para o “glorioso” foi uma facada no coração do torcedor flamenguista, pois, além de ver o titulo estadual ir embora, observava o time agonizar na libertadores.

Eliminar o Corinthians esboçou o fim da crise, mas apenas abafou. O Flamengo não consegue mais ganhar com facilidade, fazer gols se tornou uma tarefa mais difícil ainda, mesmo possuindo Vagner Love e Adriano como atacantes. Ai surge outra questão: o que será do ataque do Flamengo caso os dois não renovem? Será que vão depender dos gols de Denis Marques? Ou esperar a volta do “Sheik” Emerson?  Vamos esperar pra ver. Mas apesar do vexame em pleno Maracanã e da instabilidade do time, o torcedor tem que ficar esperançoso, pois, apesar de tudo o Flamengo é Flamengo e camisa ajuda nessas horas.

 

“Esqueceram de mim”, o novo filme da baixada santista

É prazeroso ver o time do Santos jogar, ainda mais em uma partida como foi a de quarta-feira contra Grêmio no olímpico válida pelas semifinais da copa do Brasil, onde os gaúchos ganharam de virada por 4 a 3. Com toda certeza, essa partida foi “O jogo”, duas equipes que vem jogando muito bem e dando espetáculo, proporcionam aos seus torcedores e amantes de um bom futebol uma partida digna do futebol brasileiro.

Mas um fato que vem encabulando a cabeça de muitos torcedores é, porque o atacante André da equipe do Santos não é ovacionado pela grande mídia esportiva?  Ele por muitas vezes fica recluso de elogios e apenas observa seus companheiros de time Paulo Henrique, Ganso e Neymar levar praticamente todo o crédito pelo sucesso do time. É incontestável a qualidade dos dois atletas, com certeza estão acima de média, mas o garoto André é o vice-artilheiro do time na temporada com 19 gols, dois deles marcados nessa quarta (12/05) contra o Grêmio, e fora as boas atuações que teve contra o São Paulo e Corinthians no paulista que vem levando o Santos ao status que atingiu.

Os garotos merecem receber todo essa afago da mídia, mas às vezes isso pode atrapalhar. Dois exemplos claros foram à insistência da grande mídia em tentar convencer o técnico da seleção brasileira Dunga a convocar Ganso e Neymar para a copa do mundo. Isso prejudicou os próprios atletas, colocaram na cabeça deles uma esperança que não existia, pois, quem acompanha futebol e, principalmente a seleção do Dunga, sabia que ele não convocaria os garotos. Outro fato foi a intrigada causada entre a equipe santista e o técnico do Atlético – MG Wanderley Luxemburgo, em que a imprensa mediou praticamente todo o conflito.

Bem, passada a convocação, Neymar e Ganso não foram convocados, o foco agora é outro. Sem precisar fazer mais propaganda dos garotos, vamos observar se o jovem André vai precisar pedir mais atenção ao vivo para as câmeras para ser reconhecido. Ou então talvez assim, ele seja o protagonista do próximo filme da série “Esqueceram de mim – o camisa 9”.

14 de maio de 2010 • Alessandro Jacó


PAÍS DO FUTEBOL SE APAIXONA POR EQUIPES EUROPÉIAS

Clubes internacionais a cada dia que passa vem conquistando mais torcedores no Brasil

Não há dúvidas que o futebol é a paixão  nacional. Seus clubes tradicionais como Flamengo, Corinthians, São Paulo, Internacional, entre outros, levam multidões aos estádios. Mas, há algum tempo, estes times vem tendo que dividir espaço no coração dos torcedores brasileiros com os clubes internacionais, principalmente do continente europeu.

Atualmente é comum encontrar pessoas vestidas com uniformes de clubes como Barcelona, Chelsea, Milan, Manchester United e Real Madrid. Assim de simples admiradores, acabam se tornando torcedores.

Um dos fatores que influenciou na proliferação de apaixonados por essas equipes, foi a transmissão em TV aberta dos campeonatos espanhol, inglês, italiano, Copa da Uefa e o principal torneio do continente, a Liga dos Campeões. Além da presença de vários craques brasileiros nos gramados do velho continente, o lançamento dos jogos FIFA, Pro Evolution Soccer e Winning Elevem, para PC (computador) e os consoles Playstation e X-Box também contribuiu com para essa nova paixão.

No site de relacionamentos Orkut existe um aplicativo referente ao clube do coração. O clube inglês, Manchester United, aparece como a 14º maior torcida, seguido pelo Milan, que ocupa a 17ª posição.

Esse interesse dos brasileiros chamou a atenção dos grandes clubes europeus. E nos últimos anos eles vêm investindo com a venda de produtos oficiais do próprio clube e com a formação de colônias de férias. A equipe italiana da Roma, por exemplo, tem uma sede em São Paulo e outra no Rio de Janeiro.

O futebol europeu é considerado por muitos o melhor do mundo, pela sua estrutura e o por reunir os melhores jogadores do planeta. Mas, há quem não goste da importação do futebol do velho continente.

Nilton Nogueira, 34, ascensorista, declara que é falta de patriotismo. “Não é como antigamente, a gente passa em uma loja no shopping ou numa banca de camelô, a metade das camisas são desses times de fora. É uma falta de patriotismo. Nossos times são melhores”. 

Para alguns, apenas admirar a forma de jogar ou os estádios super modernos, não é suficiente. Rodrigo Alves, 22, operador de caixa, se considera torcedor fanático do clube espanhol Real Madrid. “Sou Flamenguista, adoro o meu time, mas eu vejo todos os jogos do Real Madrid, quando não posso assistir na televisão eu acompanho pela internet”.

Nas vitrines os clubes europeus têm lugar de destaque.

12 de maio de 2010 • Alessandro Jacó


Esporte

01/06/2010 10:26

Empresas se unem contra exploração sexual infantil

 Pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostra que no Norte do País, a questão da exploração sexual é um problema ainda maior.

Leia mais

—————

27/05/2010 22:05

Suns joga bem e vence a primeira partida contra os Lakers

Depois de perder as duas primeiras partidas da final da conferência Oeste, para os Lakers, o time do Phoenix Suns joga bem e vence o a primeira partida em casa.

Leia mais

—————

27/05/2010 21:46

Os “Hermanos” começam bem a preparação para copa

Com uma classificação “suada” para a Copa do Mundo na ultima rodada das eliminatórias sulamericanas, conquistada através da vitória heróica de 1 a 0 pra cima dos uruguaios, a Argentina despertou de um pesadelo que pareceria não acabar.

Leia mais

—————

19/05/2010 22:49

Os efeitos das crises e mudanças

A perola dita pelo então presidente foi só um anúncio de um futuro sombrio de uma diretoria composta por amadores.

Leia mais

—————

18/05/2010 09:28

Brasileirão começa bem para o Timão, mas, melhor ainda para Souza

A contratação do atacante Souza para substituir o fenômeno causa criticas.

Leia mais

—————

16/05/2010 20:49

Fórmula 1

Neste domingo,16, acontece um dos mais tradicionais e charmosos Grandes Prêmios de F-1: GP de Mônaco.

Leia mais

—————

16/05/2010 20:47

Série A

O mais importante no futebol para o fim de semana.

Leia mais

—————

14/05/2010 20:49

A “caixinha de surpresa” da vez foi a Libertadores

Quarta de Futebol recheada de surpresas e de um grito de apelo.

Leia mais

—————

07/05/2010 17:54

País do futebol se apaixona por equipes Européias

Nas vitrines, os clubes europeus tem lugar de destaque

Leia mais

—————


Contato

Aspas Paralelas

Entre em contato com o "Aspas Paralelas" através do e-mail.


Cultura

18/05/2010 08:50

Festival de Filmes Curtíssimos

A mostra Internacional de filmes de até tres minutos homenageia Brasília 

Leia mais

—————

08/05/2010 00:09

Circo

Magia circense para celebrar os 50 anos da Capital

Leia mais

—————

04/05/2010 15:05

Exposição

Os Gêmeos - Vertigem

Leia mais

—————